Os portos são ecossistemas multidimensionais que conectam diretamente cargas, navios e cidades, influenciando o ambiente ao seu redor de forma direta e indireta. Seu desenvolvimento deve atender às demandas sem comprometer o ecossistema para as futuras gerações. Pensar em sustentabilidade é uma estratégia essencial para o futuro do setor portuário, promovendo eficiência.
Muitas empresas, autoridades portuárias e operadores já atuam promovendo o desenvolvimento sustentável, valorizando a responsabilidade socioambiental e abordando temas relacionados à governança ambiental, social e corporativa.
Buscar o equilíbrio entre a atividade portuária e os pilares da sustentabilidade é um desafio, mas algumas práticas ambientais podem abrir caminho para o sucesso e ainda gerar vantagem competitiva nas operações no Brasil e no mundo.
O Brasil é considerado um dos países com a legislação ambiental mais abrangente e efetiva, protegendo toda sua biodiversidade.
Algumas práticas de sustentabilidade portuária
Acompanhamento ambiental: Estabelecimento e implementação de programas de acompanhamento ambiental na área do porto e em seu entorno, incluindo águas subterrâneas, lagoas costeiras, áreas alagáveis, mar, bioinvasão, qualidade do ar, ruído, dinâmica sedimentológica marinha, fauna e flora.
Gerenciamento de efluentes: Tratamento preliminar dos efluentes e encaminhamento de resíduos sanitários para tratamento externo, atendendo a requisitos legais.
Gestão de operações: Implementação de sistemas de acompanhamento e gerenciamento de toda a cadeia operacional, monitorando quaisquer adversidades ambientais envolvidas nos processos.
Gestão de resíduos: Coleta e encaminhamento de resíduos gerados nas operações portuárias para tratamento, disposição e descarte adequados.
Gestão de riscos: Garantia de segurança ambiental das atividades, antecipando e corrigindo quaisquer ameaças à biodiversidade local.
Educação ambiental: Implementação de atividades de educação ambiental para os moradores, incentivando novos hábitos, conscientizando sobre o uso racional dos recursos naturais, descarte correto dos resíduos domésticos e valorização do patrimônio ambiental como atração turística.
Fauna e flora: Desenvolvimento das operações portuárias em equilíbrio com a conservação de espécies em risco de extinção, com ações de educação ambiental, engajamento das comunidades, acompanhamento e geração de conhecimento científico.
Investimento socioeducativo: Implementação de formas de repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, controlada e sistemática para projetos ou organizações ambientais.
Reservas naturais: Proteção, restauração e promoção da biodiversidade em fragmentos remanescentes de restinga em áreas privadas, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico e benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Stakeholders: Estabelecimento de sistemas e formas de comunicação e interação entre os stakeholders da cidade e do porto.
Conduta: Orientação e acompanhamento de padrões comportamentais e de conduta aplicados a todos os stakeholders.
Ética, conformidade e compliance: Estabelecimento de princípios, diretrizes e funções de conformidade em todos os níveis da empresa, disseminando a cultura e a prática de compliance para atender à legislação e aos requisitos aplicáveis.
Nossas soluções de tecnologia e automação, como sistemas de agendamento de caminhões, checklists digitais e conferências remotas, otimizam operações e apoiam práticas sustentáveis, garantindo total conformidade.
Fale conosco e saiba mais.
Entre em contato: https://bit.ly/3XB2HMK
Siga nossas redes:
Linkedin: @iPORTSolutions
Instagram: @iportsolutions
(13) 3385-2482
Comments