top of page
  • Foto do escritorHadriele Alves

Sistema Operacional de Terminais - TOS



Afinal, que é um TOS? 


Por definição, um Sistema Operacional de Terminal (TOS) é uma tecnologia destinada a controlar e automatizar a operação de terminais logísticos de cargas, como os terminais portuários. Sua função é auxiliar na parte prática da operação, comunicando-se com as diversas infraestruturas do terminal. 

Na prática, o TOS fornece informações atualizadas sobre as operações, tais como movimentação de cargas, disponibilidade de pátio, controle de acesso, alocação de pátio, agendamentos de caminhões, interagindo com infraestruturas como cancelas, gates, catracas, balanças, scanners, e realiza envios diretos à API Recintos da RFB. Além disso, o TOS possibilita a criação de relatórios detalhados e controle via dashboards.  


Por que terminais precisam implementar TOS o quanto antes? 


Imagine um terminal que movimenta diversos tipos de cargas com fluxos simultâneos em época de safra, usando um sistema robusto, mas desatualizado, necessitando de várias frentes de trabalho e mão de obra diversificada. Mesmo os menores terminais logísticos são instalações fisicamente grandes. Quando somamos isso ao grande volume de operações diárias de carga e descarga, entendemos a dificuldade de controlar e monitorar um terminal logístico. É nesse contexto que o TOS se torna essencial, fornecendo ao gestor todas as informações necessárias para tomar decisões, corrigir erros, resolver problemas e evitar gargalos.  


A iPORT Solutions, líder em sistemas para o setor portuário, oferece o iCARGA TOS para terminais portuários e recintos sob controle aduaneiro, auxiliando desde a avaliação das necessidades até a implementação. Integrando tecnologias avançadas como Machine learning e Internet das Coisas (IoT), o TOS otimiza recursos, melhora a eficiência operacional e permite uma gestão preditiva e adaptável às demandas do mercado.  


Entre seus diversos benefícios, o iCARGA TOS oferece: 


  • Eficiência Operacional: Automatizando processos. 

  • Visibilidade em Tempo Real: O sistema fornece informações atualizadas sobre as operações portuárias, incluindo movimentação de cargas, disponibilidade de pátio e status dos veículos. 

  • Integrações: Com outras infraestruturas e sistemas já existentes. 

  • Conformidade Regulatória: O sistema ajuda os terminais a cumprir regulamentações e normas, como as da Receita Federal e da ANTAQ, evitando multas e problemas legais. 

  • Redução de Erros: A automação reduz erros manuais, falhas e prejuízos. 

  • Monitoramento: O TOS permite rastrear cada etapa da movimentação de cargas. 

  • Relatórios Gerenciais: O sistema gera relatórios detalhados. 


Se você opera um terminal e deseja transformá-lo em uma operação inteligente, entre em contato conosco agora mesmo para obter mais informações sobre como nossas soluções podem ajudar.  Entre em contato conosco: https://bit.ly/3XB2HMK

Ou acesse nosso site: www.iporsolutions.com.br

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page